Checagem Automática de Seguimento dos Processos

Versão do documento: 4.0, 02/01/2025

Estratégia de Qualidade da BASIS

Tabela 1. Tabela Produtos e Processos
Produto Processo Descrição Quem faz Quando faz / Prazo Onde registra Critérios utilizados Como escalonar Quem verifica execução (QA)

(1) Fluxos do SGO (Produto e Processo)

Algumas telas do SGO possuem critérios de qualidade associados que verificam automaticamente o preenchimento das telas.

Todo Tipo de ocorrência tem um Fluxo específico configurado no Jira. Por exemplo, fluxos de OS: Fluxo OS -v3 e de Tarefa: Tarefas basis v1.6.

Fluxo SGO

A cada criação de ocorrência no SGO

Não fica registrada, pois o próprio serviço não permite o cadastro com erros

Automáticos

Não se aplica

Não se aplica

(2) Ocorrência do contrato

A ocorrência do contrato tem verificações específicas configuradas dentro do próprio fluxo

Fluxo SGO

A cada criação de ocorrência do contrato no SGO

Não fica registrada, pois o próprio serviço não permite o cadastro com erros

Automáticos

Não se aplica

Não se aplica

(3) Processos organizacionais e monitoramento dos contratos

Os processos e organizacionais são auditados pela área de qualidade nas seguintes situações:

  • A cada baseline de ativos: laudo da baseline de ativos e laudo do processo de melhoria (medição e análise, melhoria de processos, treinamento organizacional, recursos humanos)

  • A cada baseline de desempenho: laudo de alta maturidade.

  • Mensalmente: laudo de gestão de portfólio

O procedimento a ser seguido para esta atividade está descrito em auditar ativos organizacionais e auditar os processos organizacionais.

Caso a liberação da baseline de desempenho não coincida com a liberação da baseline organizacional, deve ser agendado por email uma auditoria apenas para a parte de alta maturidade.

Qualidade

A cada baseline de ativos, de desempenho e trimestralmente nos prazos conforme tarefa no sgo.

Laudo de auditoria preenchido manualmente

Critérios detalhados em cada aba do laudo conforme o processo auditado.

Email da qualidade para gestor do contrato caso a nc não seja corrigida em 7 dias. após escalonada, 30 dias para resolver

Auditoria externa

(4) Processo da qualidade

O processo da qualidade e gerência de configuração são auditados por um auditor externo de forma a garantir a independência e objetividade da auditoria. verifica se as auditorias de processos organizacionais estão sendo executadas. o planejamento das auditorias é semestral, conforme planejamento no cronograma do sgo e o procedimento a ser seguido está descrito na atividade realizar qualidade externa.

Qualidade (Externa)

Semestralmente

Prazo conforme cronograma (SGO)

Laudo de auditoria externa

Critérios detalhados no laudo

Email da qualidade externa para diretor caso nc não seja corrigida em 7 dias. após escalonada, 30 dias para resolver

Não se aplica

Critérios de Qualidade Automáticos

Critérios Genéricos de Serviço SGO (Fluxo Específicos para OS e Tarefa)

Critérios Específicos de Serviço genéricos – Tarefa e OS

  • Todos os Campos Obrigatórios foram preenchidos.

  • Os campos do tipo data estão preenchidos com a formatação correta. (dd/mm/aaaa).

  • Há uma consistência de campos de período de data. (Data início menor que a data fim).

  • Os critérios específicos estão explícitos em cada tela de cada processo listado abaixo.

  • Limite de caracteres em campos de texto.

  • Validar a função de quem está tramitando a tarefa ou a OS.

  • Garantir que somente o executor ou o gerente possa tramitar a OS ou Tarefa.

Processo Planejamento

Ocorrências SGO: BASIS-30705, BASIS-30706, BASIS-30708

  • Garantir que Lições Aprendidas são cadastradas.

  • Vinculo do registro dos perfis com o contrato.

  • Um executor só pode ter uma tarefa em execução por vez.

Processo Monitoramento e Controle

Ocorrência SGO: BASIS-36191

  • Para Tarefas abertas iniciadas, mas não foram tramitadas ou tiveram algum comentário associado em 5 dias, é aberta uma Não Conformidade ao Gerente de Contratos/ preposto, a fim de verificar o motivo da inatividade.

  • Verificação de Lições Aprendidas abertas sem ação há mais de 5 dias.

  • Cria automaticamente uma tarefa para realizar monitoração do contrato, todo mês até o quinto dia útil.

  • Laudo de Portfólio com critérios de processo (Relatório de Status).

  • Verifica se a ocorrência de monitoração mensal foi preenchida e fechada no prazo correto.

Processo Gerenciamento de Riscos

Ocorrência SGO: BASIS-30710

  • Verificar semanalmente se riscos abertos tem atualização nos últimos 5 dias. Caso contrário, abrir uma Não Conformidade para o preposto.

  • Verificação de Ocorrência de Contrato que não possuem Riscos associados. Caso não haja riscos criados a partir da Tabela Riscos depois de 15 dias da sua abertura, será aberta Não Conformidade para o gestor.

  • Garante que os riscos sejam selecionados a partir da base de riscos (Checklist de Riscos).

  • Garante que os campos da Tabela Riscos são preenchidos. O campo “Probabilidade” é o único aberto para preenchimento manual do Gestor; todos os outros são preenchidos automaticamente.

  • Garante que a Exposição do Risco foi preenchida.

Processo de Gestão Quantitativa e Análise de Causas nos Contratos

Ocorrências SGO: BASIS-30728, BASIS-36181, BASIS-46291, BASIS-30732, BASIS-36180

  • Alta Maturidade – Ocorrência de Contrato não podem ser duplicados.

  • Garantir que o Gerente escolha uma causa-raiz de uma lista definida pelos Gestores.

  • Garantir que antes de fechar uma tarefa de análise de causas, as tarefas associadas tenham a classificação da causa-raiz realizada.

  • Garantir que um comentário do tipo Plano de Ação seja realizado na análise da causa.

  • Todas as ações devem ser concluídas até a data prevista.

  • Garantir que seja criada uma tarefa bloqueante de Objeto "Análise de Causas" para o gestor se a Produtividade da Tarefa (em execução) estiver acima do Limite de Produtividade Superior, ou abaixo do Inferior.

  • Da mesma forma, criar tarefa bloqueante de Objeto "Análise de Causas" para o gestor se a Densidade de Defeitos da Tarefa (em execução) estiver acima do Limite de Qualidade Superior, ou abaixo do Inferior.

  • Se não encerrar a ocorrência de Lições aprendidas em 5 dias, abrir não conformidade.

Processo Medição e Análise

Critérios de Processo – Medição nos Contratos

  • Tarefa de Análise de Desempenho deve ser gerada uma vez por mês com prazo até 5 dias úteis.

Critérios de Serviços – Medição nos Contratos - Tarefas

  • Todas as tarefas de recrutamento devem ter o prazo estimado para seleção calculado de forma automática.

Critérios de Serviço e Processo – Medição Organizacional – Plano de Medição

  • Laudo de Qualidade Organizacional (Aba Medição)

Processo de gerência de Configuração (Manual e Automático)

Ocorrências SGO: BASIS-30722, BASIS-30724

  • Serviço diário para criar NCs caso haja Tarefas de Criação e Auditoria de Baseline paradas por mais de dois dias.

  • O próprio fluxo de OS abre, depois da validação de Requisito, uma Tarefa para o Doc/Requisito exigindo a criação da Baseline. Uma vez criada, a Tarefa é repassada para um Auditor de Configuração.

  • O auditor deve preencher a Checklist de Auditoria de Configuração na Tarefa, via campo no próprio SGO, e abrir NCs para todos os itens que não estiverem de acordo.

Processo de garantia da Qualidade

Ocorrências SGO: BASIS-36182, BASIS-36183

  • Todas as tarefas de NC, riscos e plano de ação. devem ser monitoradas pelo Robô, se não tramitadas/ concluídas, criar um relatório semanal para ser escalado à diretoria.

  • Criar uma atividade a cada 6 meses de auditoria externa para verificar se a regras do Robô, inclusive modelos estão habilitados e funcionais. Esta tarefa também será auditada com NC pelo robô.

  • Laudo de Auditoria Qualidade Externa.

Processo Gestão de Portfólio

(ocorrência SGO: BASIS-30704)

Verificar se:

  • A fiança do contrato foi emitida, caso contrário avisar área comercial.

  • A vigência do contrato foi registrada, caso contrário avisar área comercial.

  • Os itens de serviço do contrato foram preenchidos, caso contrário avisar área comercial.

  • O índice de reajuste foi preenchido, caso contrário avisar área comercial.

Processo de Gestão Quantitativa e Análise de Causas Organizacional (Manual e Automático)

  • Verificação de consistência entre o nome cadastrado de cada funcionário no diretório de usuários e na ocorrência do mesmo no SGO. Abrir Não Conformidade para o RH em caso de discrepância.

  • Criação de não conformidade para Diretoria se a data final da baseline cadastrada na QUALIDADE-X estiver a 30 dias de vencimento e uma nova vigência não tiver sido cadastrada.

Processo de Qualidade

  • Devem ser registradas NC encontradas nas auditorias automáticas do SGO, contendo:

  • Responsável (gerente do projeto);

  • Data identificação da NC;

  • Prazo para correção (1 semana).

  • As NC devem ser enviadas por e-mail para o gerente do projeto resolvê-las.

  • Todas as tarefas de NC, riscos e plano de ação. devem ser monitoradas pelo Robô, se não tramitadas/ concluídas, criar um relatório semanal para ser escalado a diretoria.

  • O Fluxo garante que ninguém pode rejeitar a NC sem justificativa aprovada pela Diretoria.

  • O Laudo de Auditoria Externa contém critérios de processo para avaliar a qualidade interna.

Processo de Melhoria Organizacional (Manual)

  • Laudo de Qualidade Organizacional

Processo de Recursos Humanos, Treinamento Organizacional

  • Laudo de Qualidade Organizacional.

  • Garantir que os Treinamentos do Profissional são preenchidos corretamente.

  • Verificar se somente os perfis definidos no edital foram cadastrados e vinculados à ocorrência do contrato.

  • Verificar se as solicitações de recrutamento estão vinculadas aos perfis vinculados ao contrato.

Tipos de Não Conformidade

Departamento Classificação

Alta diretoria

N/A

Comercial

Cadastro de ocorrência do contrato

Configuração

N/A

Gestor de contrato - Preposto

Baseline

Cadastro de sistema

Cliente

Lição aprendida

Risco

Cadastro de solicitação de recrutamento

Qualidade

N/A

RH

Cadastro de funcionário

Cadastro de perfís

Serviços de Automação e Criação de Não Conformidade

Os serviços listados abaixo são executados periodicamente pelo Robô SGO, através de escalation services criados utilizando o Script Runner do JIRA. Para referência, seguem também as ocorrências em que foram requisitados, caso possuam, e a periodicidade e horário com que são executados. Caso não haja horário definido, o serviço é executado uma vez a cada 24 horas, ou baseado na periodicidade, a partir de quando o sistema é iniciado.

Tabela 2. Serviços SGO
Serviço Periodicidade Horário de Execução Ocorrência

Serviço para realocar ocorrências de usuários inativos

Todos os dias

2 em 2 horas

BASIS-7027

Verificação de ocorrências de contrato que não possuem Riscos associados. Caso não hajam riscos preenchidos na Tabela Riscos depois de 15 dias da sua abertura, será aberta NC para o gestor.

Todos os sábados

21:45

BASIS-30709

Verificação se riscos abertos tiveram atualização nos últimos 5 dias. Caso contrário, abrir uma NC para o preposto.

Todos os sábados

21:50

BASIS-30710

Verificação de Lições Aprendidas abertas sem ação há mais de 5 dias. Abrir NC para o preposto em caso positivo.

Todos os dias

6:22

BASIS-36181

Verificação se a data final da vigência da baseline de qualidade da Basis estiver a 30 dias de vencimento e uma nova vigência não tiver sido cadastrada. Abrir NC para a diretoria em caso positivo.

Todos os dias

5:20

BASIS-36180

Serviço semestral de auditoria externa.

Uma vez por semestre

21:21

BASIS-36183

Verificação para casos de divergência entre o nome de funcionários e o título de suas ocorrências. Abrir uma NC para o RH com os nomes errados.

Todos os sábados

23:35

BASIS-30732

Serviço de verificação da data de eficácia.

Uma vez por mês

20:50

Serviço de notificação sobre Data Avaliação de Eficácia. - 15 dias

Todos os dias da semana

5:10

BASISADM-13342

Serviço de notificação sobre Data Avaliação de Eficácia. - 7 dias

Todos os dias da semana

5:15

BASISADM-13342

Relatório periódico de ocorrências de Suporte SGO

Toda sexta-feira

7:00

Relatório semanal de ocorrências de Risco, NC e Plano de Ação estagnadas.

Toda sexta-feira

7:50

BASIS-36182

Serviço para ocorrências do projeto QUALIDADE com data vigência próximo do vencimento

Todos os dias

12:00

BASIS-46291

Serviço de verificação de tarefas sem qualquer atualização por mais de 30 dias. Abrir NC para o preposto em caso positivo.

Todos os dias

19:30

BASIS-30731

Serviço de verificação de tarefas em execução sem qualquer atualização por mais de 5 dias. Abrir NC para o preposto em caso positivo.

Todos os dias

19:00

BASIS-48932

Alerta de aniversários para RH

Todos os dias

6:00

Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 7 dias

Todos os dias

2:00

Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 15 dias

Todos os dias

2:03

Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 30 dias

Todos os dias

2:10

Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 45 dias

Todos os dias

2:15

Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 60 dias

Todos os dias

2:20

Serviço de notificação de fim de vigência de contrato - 90 dias

Todos os dias

2:30

Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 7 dias

Todos os dias

2:35

Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 15 dias

Todos os dias

2:40

Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 30 dias

Todos os dias

2:45

Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 45 dias

Todos os dias

2:50

Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 60 dias

Todos os dias

2:55

Serviço de notificação de aniversário de proposta de preços - 90 dias

Todos os dias

3:00

Serviço de notificação de vencimento de certidões - 04 dias

Todos os dias

3:05

Serviço de notificação de vencimento de certidões - 07 dias

Todos os dias

3:10

Serviço de notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:15

Segunda notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:20

Terceira de notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:25

Quarta notificação para usuários com o 1º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:30

Primeira notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:35

Segunda notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:40

Terceira de notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:45

Quarta notificação para usuários com o 2º período de experiência vencendo

Todos os dias

3:50

Serviço de alerta para vencimento de atestado admissional - 15 dias

Todos os dias

3:55

Serviço de notificação para usuários com 1º período de férias vencendo 4 meses

Todos os dias

4:00

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 2 meses

Todos os dias

4:05

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 8 meses

Todos os dias

4:10

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 7 meses

Todos os dias

4:15

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 6 meses

Todos os dias

4:20

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 5 meses

Todos os dias

4:25

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 4 meses

Todos os dias

4:30

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 3 meses

Todos os dias

4:35

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 2 meses

Todos os dias

4:40

Serviço de notificação para usuários com o 2º período de férias vencendo 1 meses

Todos os dias

4:45

Serviço de notificação de fiança de contratos ativos

Todos os dias

4:50

BASISADM-8521

Serviço de reindexação de ocorrências

Todos os dias

1:00

Serviço Jelly - Alerta Vigência dos Contratos

Todos os dias

Serviço Jelly - Termo de encerramento

Todos os dias

15 em 15 minutos

Serviço Interno JIRA - Serviço Jelly - BackUP Service

Todos os dias

12 em 12 horas

Serviço Interno JIRA - Serviço Jelly - Mail Queue Service

Todos os dias

1 em 1 minuto

Serviço Jelly - Comentário Melhoria Vencida

Todos os dias

Serviço Interno JIRA - Serviço Jelly - Audit log Cleaning Service

Todos os dia

Serviço Jelly - Iniciar Férias

Todos os dias

Serviço Jelly - Concluir Férias

Todos os dias

Todas as ocorrências abertas de Não Conformidades e Riscos são semanalmente notificadas à Diretoria por meio de um serviço específico do Robô, como consta na BASIS-36182.

Histórico de Revisões

Tabela 3. Histórico de Revisões
Data Versão Autor Revisor Observação

02/01/2025

4.0

Layanne Leite

Cédric Lamalle

Adequações para processo de serviço