Gestão de Recursos Humanos
Plano estratégico e tático de treinamento
Versão do documento: 1.0, 02/01/2025
Plano estratégico
| Indicadores Estratégicos | Objetivos de Treinamento | Responsabilidade |
|---|---|---|
Certificar a Basis no CMMI 5 Serviços |
|
Organizacional |
Evitar as perdas na execução dos contratos |
Treinar os gerentes e prepostos na análise estatística para antecipar e evitar as glosas |
Organizacional |
Conquistar novos contratos |
|
Organizacional |
Diversificar as áreas de serviço (produtos e setor privado) |
|
Organizacional |
Plano tático
Os detalhes operacionais como:
-
Instrutores
-
Pré-requisitos
-
Carga horária
-
Ambiente de Hardware e Software
-
Avaliação
-
Status atual
Podem ser encontrados no SGO.
A tabela abaixo apresenta o plano tático contendo todos os treinamentos que são de responsabilidade da organização:
| Treinamento | Ação Estratégica de Treinamento | Objetivo e Metas Alcançadas | Periodicidade | Público Alvo |
|---|---|---|---|---|
Foundation - Processos base da basis para gestão de serviços |
Ação estratégica 1 |
Preparar os funcionários da Basis para execução dos processos internos com foco na Gestão de Contratos. |
Anualmente ou conforme a necessidade |
Gerentes de Contratos - Prepostos |
Foundation - processos base da basis para verificação e validação |
Ação estratégica 1 |
Preparar os funcionários da basis para execução dos processos internos com foco na Verificação e Validação dos artefatos gerados pelos contratos. |
Anualmente ou conforme a necessidade |
Gerentes de Contratos - Prepostos e RH |
Ambientação basis |
Ação estratégica 1 |
Apresentar a organização, fluxos de trabalho e processos organizacionais para os novos funcionários, mantendo padrão para todos os contratos. |
Quando existir contratação |
Novos funcionários |
Utilização do SGO |
Ação estratégica 1 |
Capacitar que toda a equipe técnica utilize a ferramenta de gestão da basis de forma correta e padronizada, permitindo a extração correta e assertiva dos indicadores de monitoramento que darão subsídio à tomada de decisão no nível estratégico |
Semestralmente (ou de acordo com necessidade) |
Gerentes de Contratos - Prepostos e RH |
Foundation - Processos base da basis para análise estatística de indicadores |
Ação estratégica 1 e 2 |
Preparar os funcionários da basis para execução dos processos internos com foco na coleta e análise dos indicadores estratégicos |
Anualmente ou conforme a necessidade |
Responsáveis por medição |
Treinamento Desenvolvimento |
Ação estratégica 3 |
Capacitar uma equipe nas principais tecnologias e técnicas para desenvolvimento de produtos:
|
Semestralmente ou conforme a necessidade |
Estagiários e desenvolvedores |
Treinamento Analistas de Licitação |
Ação estratégica 3 |
Capacitar uma equipe especializada em segmentos distintos de serviços |
Anualmente ou conforme a necessidade |
Analistas de Licitação |
Treinamento Magento |
Ação estratégica 4 |
Capacitar uma equipe dedicada no desenvolvimento de portais de e-commerce |
Anualmente ou conforme a necessidade |
Estagiários e desenvolvedores |
Estratégia de Gerenciamento de RH
Versão do documento: 1.0, 02/01/2025
Introdução
O objetivo deste documento é descrever a Estratégia de Gerência de Recursos Humanos da Basis Tecnologia da Informação. A estratégia é composta da definição da:
-
Estratégia para recrutamento e seleção de recursos humanos;
-
Estratégia para capacitação de recursos humanos;
-
Estratégia de gerência de conhecimento.
Estratégia para Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos
Antes de executar uma contratação, a Basis Tecnologia da Informação verifica internamente se existe algum profissional disponível e com o perfil adequado à vaga que está em aberto. Se for necessário a realização de algum treinamento e existir tempo hábil, ele será treinado.
Os mecanismos para recrutamento de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:
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Currículos recebidos por e-mail da área de recursos humanos (rh@basis.com.br);
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Currículos cadastrados no trabalhe conosco do site organizacional (https://www.basis.com.br/contato)
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Busca de currículos em bases públicas.
-
Dependendo da urgência da contratação utiliza-se empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais. (Neo Empregos Recrutamento e Seleção de Pessoal - neoempregos.com.br )
Os mecanismos para seleção de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:
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Análise de Currículo (formação, certificações, experiências anteriores, conhecimentos e habilidades possuídas);
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Triagem (Contato via telefone para confirmação de interesse no processo seletivo e de informações referentes ao currículo, para análise de perfil as vagas em aberto);
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Entrevista.
Gerente de Contrato/ Preposto e RH deverão ser treinados nos processos e ferramentas do processo de gestão de serviços da Basis Tecnologia da Informação.
Estratégia para Capacitação de Recursos Humanos
Os mecanismos para capacitação de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:
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Planejamento Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional
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Avaliação de Desempenho da Equipe
Alinhamento Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional
O objeto deste alinhamento é garantir que o Planejamento definido pela Diretoria da Basis esteja aplicado para que os Objetivos estratégicos sejam alcançados.
A capacitação da equipe da Basis Tecnologia da Informação é desenvolvida e mantida a partir da execução de ações de capacitação definidas no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional definido a partir dos objetivos e necessidades de capacitação da organização.
Os mecanismos para capacitação de recursos humanos são aplicados conforme a necessidade específica de treinamento e são definidos no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional.
O gerente de contrato/ preposto e RH deverão ter o conhecimento dos processos e ferramentas do processo de gestão de serviços da Basis Tecnologia da Informação.
Mencionar a validação dos perfis validados durante as entrevistas (objetivo das entrevistas)