Gestão de Recursos Humanos

Plano estratégico e tático de treinamento

Versão do documento: 1.0, 02/01/2025

Plano estratégico

Tabela 1. Plano estratégico de treinamento
Indicadores Estratégicos Objetivos de Treinamento Responsabilidade

Certificar a Basis no CMMI 5 Serviços

  • Até março de 2025, capacitar e formar 4 colaboradores, no mínimo, nas práticas do CMMI serviços.

  • Meta 2024-2025 - Realizar treinamentos nos processos fundamentais do modelo CMMI para 100% dos colaboradores envolvidos em contratos de prestação de serviços.

Organizacional

Evitar as perdas na execução dos contratos

Treinar os gerentes e prepostos na análise estatística para antecipar e evitar as glosas

Organizacional

Conquistar novos contratos

  • Treinar funcionários nas tecnologias utilizadas para conquista de contratos na área privada

  • Treinar equipe de analistas de licitação para diversificar os tipos de serviços prestados no Governo

Organizacional

Diversificar as áreas de serviço (produtos e setor privado)

  • Treinar funcionários nas tecnologias utilizadas para desenvolvimento de produtos, em particular na área de e-commerce

Organizacional

Plano tático

Os detalhes operacionais como:

  • Instrutores

  • Pré-requisitos

  • Carga horária

  • Ambiente de Hardware e Software

  • Avaliação

  • Status atual

Podem ser encontrados no SGO.

A tabela abaixo apresenta o plano tático contendo todos os treinamentos que são de responsabilidade da organização:

Treinamento Ação Estratégica de Treinamento Objetivo e Metas Alcançadas Periodicidade Público Alvo

Foundation - Processos base da basis para gestão de serviços

Ação estratégica 1

Preparar os funcionários da Basis para execução dos processos internos com foco na Gestão de Contratos.

Anualmente ou conforme a necessidade

Gerentes de Contratos - Prepostos

Foundation - processos base da basis para verificação e validação

Ação estratégica 1

Preparar os funcionários da basis para execução dos processos internos com foco na Verificação e Validação dos artefatos gerados pelos contratos.

Anualmente ou conforme a necessidade

Gerentes de Contratos - Prepostos e RH

Ambientação basis

Ação estratégica 1

Apresentar a organização, fluxos de trabalho e processos organizacionais para os novos funcionários, mantendo padrão para todos os contratos.

Quando existir contratação

Novos funcionários

Utilização do SGO

Ação estratégica 1

Capacitar que toda a equipe técnica utilize a ferramenta de gestão da basis de forma correta e padronizada, permitindo a extração correta e assertiva dos indicadores de monitoramento que darão subsídio à tomada de decisão no nível estratégico

Semestralmente (ou de acordo com necessidade)

Gerentes de Contratos - Prepostos e RH

Foundation - Processos base da basis para análise estatística de indicadores

Ação estratégica 1 e 2

Preparar os funcionários da basis para execução dos processos internos com foco na coleta e análise dos indicadores estratégicos

Anualmente ou conforme a necessidade

Responsáveis por medição

Treinamento Desenvolvimento

Ação estratégica 3

Capacitar uma equipe nas principais tecnologias e técnicas para desenvolvimento de produtos:

  • Programação orientada a eventos

  • Usabilidade e desenvolvimento Frontend

  • Programação defensiva e diagnóstico de erros

Semestralmente ou conforme a necessidade

Estagiários e desenvolvedores

Treinamento Analistas de Licitação

Ação estratégica 3

Capacitar uma equipe especializada em segmentos distintos de serviços

Anualmente ou conforme a necessidade

Analistas de Licitação

Treinamento Magento

Ação estratégica 4

Capacitar uma equipe dedicada no desenvolvimento de portais de e-commerce

Anualmente ou conforme a necessidade

Estagiários e desenvolvedores

Estratégia de Gerenciamento de RH

Versão do documento: 1.0, 02/01/2025

Introdução

O objetivo deste documento é descrever a Estratégia de Gerência de Recursos Humanos da Basis Tecnologia da Informação. A estratégia é composta da definição da:

  • Estratégia para recrutamento e seleção de recursos humanos;

  • Estratégia para capacitação de recursos humanos;

  • Estratégia de gerência de conhecimento.

Estratégia para Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos

Antes de executar uma contratação, a Basis Tecnologia da Informação verifica internamente se existe algum profissional disponível e com o perfil adequado à vaga que está em aberto. Se for necessário a realização de algum treinamento e existir tempo hábil, ele será treinado.

Os mecanismos para recrutamento de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:

  • Currículos recebidos por e-mail da área de recursos humanos (rh@basis.com.br);

  • Currículos cadastrados no trabalhe conosco do site organizacional (https://www.basis.com.br/contato)

  • Busca de currículos em bases públicas.

  • Dependendo da urgência da contratação utiliza-se empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais. (Neo Empregos Recrutamento e Seleção de Pessoal - neoempregos.com.br )

Os mecanismos para seleção de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:

  • Análise de Currículo (formação, certificações, experiências anteriores, conhecimentos e habilidades possuídas);

  • Triagem (Contato via telefone para confirmação de interesse no processo seletivo e de informações referentes ao currículo, para análise de perfil as vagas em aberto);

  • Entrevista.

Gerente de Contrato/ Preposto e RH deverão ser treinados nos processos e ferramentas do processo de gestão de serviços da Basis Tecnologia da Informação.

Processo de recrutamento e seleção

Estratégia para Capacitação de Recursos Humanos

Os mecanismos para capacitação de recursos humanos da Basis Tecnologia da Informação são os seguintes:

  • Planejamento Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional

  • Avaliação de Desempenho da Equipe

Alinhamento Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional

O objeto deste alinhamento é garantir que o Planejamento definido pela Diretoria da Basis esteja aplicado para que os Objetivos estratégicos sejam alcançados.

A capacitação da equipe da Basis Tecnologia da Informação é desenvolvida e mantida a partir da execução de ações de capacitação definidas no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional definido a partir dos objetivos e necessidades de capacitação da organização.

Os mecanismos para capacitação de recursos humanos são aplicados conforme a necessidade específica de treinamento e são definidos no Plano Estratégico-Tático de Treinamento Organizacional.

O gerente de contrato/ preposto e RH deverão ter o conhecimento dos processos e ferramentas do processo de gestão de serviços da Basis Tecnologia da Informação.

Mencionar a validação dos perfis validados durante as entrevistas (objetivo das entrevistas)

Processos de Treinamento

Treinamento

Avaliação de efetividade do treinamento

Quadro de competências