Foundation: Definição de Processos
Descrição dos Ciclos de Vida da Organização
Versão do documento: 1.0, 02/01/2025
Objetivo
O ciclo de vida de um contrato é constituído de fases e atividades padrão que podem ser adaptadas e visam oferecer maior controle gerencial. A cada fase do ciclo de vida dos contratos, são gerados produtos de trabalho necessários para o desenvolvimento das fases posteriores. Essa organização em fases permite planejar a execução o contrato, incluindo os marcos importantes para seu controle. Os marcos do contrato são os finais das fases pelas quais passa a iteração em questão.
Aplicação
O ciclo de vida é aplicado aos contratos de alocação de postos de trabalho da Basis Tecnologia.
Responsabilidades e Autoridades As responsabilidades e autoridades estão descritas no item na descrição das atividades desempenhadas.
Ciclo de Vida
A BASIS define seu ciclo de vida padrão conforme descrito abaixo.
Iterativo
A BASIS define que seu ciclo de vida padrão é o Iterativo. A abordagem prevê a organização em fases que possuem objetivos distintos. Em cada fase, são realizadas atividades em uma ordem sequencial. Para cada fase, ocorrerão tipicamente múltiplas iterações, e todas as fases podem ter iterações. O número de iterações pode variar, dependendo dos requisitos especiais do contrato.
Política da Basis
- Diretrizes Gerais
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Todos os contratos e colaboradores da organização deverão executar os processos e procedimentos definidos no BASIS FOUNDATION.
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Todos os contratos, independentemente do tamanho, deverão seguir obrigatoriamente os processos, os procedimentos e as diretrizes estabelecidos para a sua execução.
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Os processos podem ser adaptados para cada serviço, levando-se em conta as particularidades de cada contrato. Qualquer alteração/exclusão de atividades do processo padrão só pode ser realizada mediante aprovação do Grupo de Processos (EPG) e/ou Diretoria e registro da justificativa da alteração/exclusão na tarefa do SGO.
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Todo colaborador deverá conhecer e executar as práticas definidas pelo EPG e formalizadas no BASIS FOUNDATION. A organização, mediante sua área de gestão de recursos humanos é responsável por garantir que os colaboradores conheçam e sejam capacitados para executar as práticas ali definidas.
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A aderência a estes processos é avaliada pela Equipe de Qualidade ao longo do processo definido. Alterações no documento de descrição dos processos são de responsabilidade do EPG. Qualquer colaborador a qualquer momento poderá solicitar correções e adequações e/ou sugerir melhorias nos processos definidos. Para isto, deve ser registrada uma ocorrência de melhoria no SGO.
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A BASIS tem por objetivo estratégico com a definição dos seus processos o alcance e manutenção do Nível 5 (nível máximo de maturidade) do CMMI-Serv como forma de aumentar a competitividade da empresa, garantir a entrega de serviços com qualidade, de forma diferenciada do restante do mercado. Isso trará a liderança em seu setor.
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- Gestão Quantitativa de Serviços
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O objetivo do processo de Gestão Quantitativa de Serviços é estabelecer e manter planos, que definam as atividades, recursos e responsabilidades do serviço, bem como prover informações sobre o andamento do serviço que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do contrato. O planejamento do serviço é realizado pelo preposto e se inicia com o planejamento do processo, que significa adaptar o processo padrão da organização para o contrato específico a partir de suas características e conforme a baseline organizacional, gerada estatisticamente. A escolha dos subprocessos deve ser feita neste momento e mantida ao longo do ciclo de vida do contrato. A política organizacional para este processo estabelece a obrigatoriedade do seguimento das atividades, fluxos de trabalho, modelos e subprocessos definidos no documento de descrição do processo.
- Definição do Processo Organizacional, Desempenho de Processo Organizacional e Análise Causal e Resolução
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O objetivo do processo de Definição do Processo Organizacional é estabelecer e manter um conjunto de ativos de processo organizacional e padrões do ambiente de trabalho usáveis e aplicáveis às necessidades de negócio da organização. Durante as análises quantitativa dos resultados da execução dos contratos, a equipe de processos identifica novos subprocessos ou ajusta os existentes, considerando as análises estatísticas realizadas periodicamente. Estas análises estatísticas devem resultar em um baseline de processos para auxiliar no planejamento e no monitoramento dos contratos, considerando características como: utilização de ferramentas, técnicas de acompanhamento, equipe do contrato, entre outros. Ao detectar pontos fora do controle e/ou fora dos limites, a análise das causas deve ser realizada para identificar as origens e corrigir os problemas ou estabelecer uma nova baseline. Planos de ação devem ser criados no SGO. Os subprocessos e perfis de equipe identificados estão definidos na ferramenta de controle. A política organizacional para este processo estabelece a obrigatoriedade do seguimento das atividades, diretrizes e fluxos de trabalho definidos no documento de descrição do processo.
- Gestão de Serviços
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O objetivo dos processos de gestão de serviços é apoiar o estabelecimento e a manutenção dos planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades, bem como prover informações sobre o andamento, que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho. Também é objetivo deste processo identificar potenciais problemas (riscos), antes que eles ocorram de forma que atividades de gerenciamento de riscos possam ser planejadas e executadas conforme for surgindo a necessidade durante o ciclo de vida, visando mitigar o impacto no atingimento dos objetivos. Além de estabelecer planos, os processos de gestão também têm por objetivo orientar o monitoramento e controle dos serviços, para proporcionar um entendimento do seu progresso, que permita a criação de ações corretivas quando o desempenho desvie do planejado. Outro propósito é estabelecer e gerenciar o envolvimento dos stakeholders, de forma integrada, seguindo os processos padrão da organização e suas customizações. A monitoração da execução é realizada diariamente pelos gestores, ao longo da execução do processo, por meio do SGO, Comentários nas ocorrências e eventuais tarefas incluídas por ajustes de desvios. Semanalmente o SGO criará um relatório de indicadores que deverá ser analisado pelo Gestor, devendo esse realizar uma análise e definição novas ações ou registrar ações tomadas no período vigente.
- Requisitos
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Este processo tem por objetivo gerenciar os requisitos dos serviços, bem como suas relações e consistência com contrato e respectivo termo de referência. Também é objetivo deste processo explicitar, analisar e estabelecer os requisitos que darão origem aos serviços executados. Análise e Decisão: O objetivo desse processo é analisar possíveis decisões críticas usando um processo formal de decisão, utilizando critérios e métodos de avaliação das possíveis alternativas de solução levantadas. Este processo é executado conforme as diretrizes estabelecidas para a organização. O processo formal de tomada de decisão deverá ser executado em situações que envolvam alta criticidade e/ou impacto no serviço em questão, seja ele organizacional (ex: gestão do portfólio para decisão sobre as demandas entrantes, escolha de ferramentas, etc. ) Por exemplo, para escolha de ferramentas, para decisões que afetem o andamento do contrato. Este processo pode ser executado por qualquer um que componha a equipe do contrato e/ou da organização.
- Execução
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Considerando a execução do contrato, é realizado inicialmente o processo de Recrutamento e seleção objetivo principal desse processo é garantir que a organização possua as competências e capacidades necessárias para cumprir os requisitos de serviço com eficácia e eficiência. Esse processo Contempla atividades relacionadas à seleção, análise e validação de competências, habilitação do profissional e aceite pelo cliente sendo concluído com a contratação do perfil objeto da seleção. Após a conclusão o processo, estando o profissional devidamente ambientado, é apresentado formalmente ao cliente pelo preposto. Em se tratando de gestão de pessoas, pode ocorrer a necessidade de substituição de colaborador, seja por afastamento ou desligamento, devendo o profissional substituto ser selecionado, avaliado e apresentado ao gestor, condicionado a aprovação conforme estabelecido em contrato.
- Continuidade do serviço
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é um aspecto crítico para assegurar que os serviços fornecidos pela Basis sejam entregues de maneira consistente e ininterrupta, mesmo diante de incidentes ou interrupções sejam elas das mais diversas naturezas. Dessa forma se faz necessária a identificação dos processos críticos e avaliação de impacto, podendo ser financeiros, operacionais e reputação caso o processo seja interrompido. A contínua análise de riscos se faz necessária para mitigação ou eliminação frente a probabilidade de ocorrência dos riscos mapeados. Dessa forma se torna possível desenvolver planos de continuidade como planos de recuperação indicando estratégias para a recuperação de serviços críticos, tais como backup, redundância de sistemas e locais alternativos de trabalho e também planos de contingência, estabelecendo ações de contorno para situações em que a recuperação imediata não seja possível. Em um momento crítico se faz necessário o planejamento da comunicação estabelecendo ferramentas padrão para comunicação online e definição clara de papéis e responsabilidades para cada membro diante da emergência.
- Melhoria
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Este processo tem por objetivo estabelecer e manter um conjunto de ativos de processo organizacional, determinar o quanto os processos padrão da organização contribuem para alcançar os objetivos de negócio da organização e para apoiar a organização no planejamento, na realização e na implantação de melhorias contínuas nos processos definidos no BASIS FOUNDATION, com base no entendimento de seus pontos fortes e fracos. O processo de melhoria é aplicável aos projetos cujo objetivo é melhorar os processos, procedimentos, metodologias, ferramentas e modelos de apoio à organização na execução de suas atividades. Este processo é executado de forma organizacional e poderá impactar os projetos de desenvolvimento que utilizem a biblioteca de ativos corrente da BASIS. O planejamento desse processo é feito conforme o Plano do Projeto de melhoria e conforme os objetivos estratégicos da organização.
- Gerencia de Recursos Humanos
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O objetivo desse processo é prover a organização e os contratos com os recursos humanos adequados à execução dos serviços e manter suas competências consistentes com as necessidades do negócio. É importante ter em conta os benefícios para a produtividade e para os resultados dos contratos quando se pode contar com pessoal capacitado.
- Medição
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Este processo tem por objetivo definir a forma de coletar, analisar e relatar os dados relativos aos serviços prestados e aos processos executados na organização e em seus contratos, como forma de apoiar o atingimento dos objetivos estratégicos organizacionais. A eficácia quanto à realização de medições pode ser verificada em função das decisões e ações tomadas pela organização como resposta à análise dos dados. O processo de medição é aplicável tanto aos contratos (indicadores de acompanhamento) quanto ao processo da organização (indicadores organizacionais). Seu planejamento e execução está conforme o Plano do Projeto de Melhoria vigente.
Estratégia de Gerência de Portfólio de Contratos
Versão do documento: 1.0, 02/01/2025
Objetivo
O objetivo deste documento é descrever a Estratégia de Gerência de Portfólio de contratos na BASIS Papéis e Responsabilidades No contexto do gerenciamento do portfólio de contratos, a Diretoria de Operações é responsável por manter e monitorar o portfólio da organização, com informações fornecidas pelos gestores de contratos.
Critérios de seleção
Os critérios de qualificação, priorização e seleção que devem ser utilizados para pontuar os serviços candidatos, bem como trata-los ao longo da manutenção do Portfólio de contratos, estão descritos na planilha de portfólio, sob controle e confidencialidade da diretoria:
Critérios de aprovação/rejeição de contratos
Os critérios para aprovação dos contratos é obter pontuação no ranking apurado nas Planilhas de Portfólio (novas oportunidades e renovações) superior ou igual a 300 pontos. Caso a pontuação seja inferior a 300 a demanda estará rejeitada, contudo através de decisão da Diretoria da Organização devidamente justificada poderá ocorrer a aprovação da mesma. O mesmo poderá ocorrer com contratos acima de 300 pontos que poderão ser rejeitadas por questões de contexto.
Monitoramento do Portfólio de Contratos
O Portfólio de Contratos é gerenciado por meio de reuniões mensais onde os gestores apresentam os dados reais de execução de seus contratos inseridos nas Planilhas de Controle Financeiro. Por se tratarem de concorrências públicas, a gestão é feita no contexto do contrato, que pode englobar mais de uma OS de execução. A manutenção ou realocação dos recursos do contrato será realizada conforme os indicadores coletados e seus limites estabelecidos na Base de Medição Organizacional. O cancelamento da prestação de serviços no meio da vigência do contrato não é possível no contexto da organização, podendo ocorrer somente no momento da solicitação de renovação contratual.
Os critérios de priorização dos contratos para realocação de recursos ou alocação de novos investimentos são: desvios de indicadores e multa contratual. Sendo assim tem prioridade de tratamento durante as reuniões mensais ou mesmo durante o período de monitoramento do contrato que apresentarem desvio de indicadores e cujo contrato estiver com risco de multa ou glosa. Esses critérios deverão ser analisados mês a mês.