Estratégia de Gerência de Portfólio de Contratos

Versão do documento: 1.0, 02/01/2025

Objetivo

O objetivo deste documento é descrever a Estratégia de Gerência de Portfólio de contratos na BASIS Papéis e Responsabilidades No contexto do gerenciamento do portfólio de contratos, a Diretoria de Operações é responsável por manter e monitorar o portfólio da organização, com informações fornecidas pelos gestores de contratos.

Critérios de seleção

Os critérios de qualificação, priorização e seleção que devem ser utilizados para pontuar os serviços candidatos, bem como trata-los ao longo da manutenção do Portfólio de contratos, estão descritos na planilha de portfólio, sob controle e confidencialidade da diretoria:

Critérios de aprovação/rejeição de contratos

Os critérios para aprovação dos contratos é obter pontuação no ranking apurado nas Planilhas de Portfólio (novas oportunidades e renovações) superior ou igual a 300 pontos. Caso a pontuação seja inferior a 300 a demanda estará rejeitada, contudo através de decisão da Diretoria da Organização devidamente justificada poderá ocorrer a aprovação da mesma. O mesmo poderá ocorrer com contratos acima de 300 pontos que poderão ser rejeitadas por questões de contexto.

Monitoramento do Portfólio de Contratos

O Portfólio de Contratos é gerenciado por meio de reuniões mensais onde os gestores apresentam os dados reais de execução de seus contratos inseridos nas Planilhas de Controle Financeiro. Por se tratarem de concorrências públicas, a gestão é feita no contexto do contrato, que pode englobar mais de uma OS de execução. A manutenção ou realocação dos recursos do contrato será realizada conforme os indicadores coletados e seus limites estabelecidos na Base de Medição Organizacional. O cancelamento da prestação de serviços no meio da vigência do contrato não é possível no contexto da organização, podendo ocorrer somente no momento da solicitação de renovação contratual.

Os critérios de priorização dos contratos para realocação de recursos ou alocação de novos investimentos são: desvios de indicadores e multa contratual. Sendo assim tem prioridade de tratamento durante as reuniões mensais ou mesmo durante o período de monitoramento do contrato que apresentarem desvio de indicadores e cujo contrato estiver com risco de multa ou glosa. Esses critérios deverão ser analisados mês a mês.

Processo de portifólio

Processo de prospecção

Histórico de Revisão

Tabela 1. Histórico de Revisões
Data Versão Autor Revisor Observação

02/01/2025

1.0

Layanne Leite

Cédric Lamalle

Versão inicial