Orientação das Equipes de Trabalho

Estrutura organizacional

Missão, Visão e Valores da Organização

A missão, visão e valores da organização estão definidas no site da Basis e consolidada no parágrafo abaixo:

“Ser um grupo empresarial próspero no segmento de TI e prestação de serviços em TI proporcionando sucesso aos clientes, colaboradores e acionistas, mediante uma visão inovadora, verdadeira e possível.”

Objetivos
  • Proporcionar aos acionistas alta remuneração pelo investimento.

  • Ter processos aderentes ao CMMi 5 e MPS.br A

  • Direcionar a atenção à satisfação das necessidades e ao sucesso dos Clientes.

Princípios

principios

Valores

valores

Organograma da Empresa

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Estrutura das áreas

Gerência de Contratos

Responsabilidades do Gerente de contrato/preposto
  • Planejar, riscos, métricas, gerência de configuração, plano de comunicação e recursos de hardware e software;

  • Acompanhar o andamento dos contratos com base no planejamento aprovado;

  • Registrar os problemas encontrados nos acompanhamentos;

  • Ajustar ocorrência de contratos para tratar os problemas encontrados;

  • Gerenciar as permissões de acesso e restrições ao repositório do sistema de gerência de configuração e baselines;

  • Reportar à Diretoria o andamento do contrato, dependências críticas internas e externas;

  • Comunicar ao cliente o progresso do contrato.

Responsabilidades do Fiscal Técnico - Cliente
  • Reportar ao Requisitante o andamento da prestação de serviços;

  • Garantir o cumprimento dos acordos, por parte do requisitante;

  • Ser o canal de comunicação entre o gerente de contratos/preposto e os Requisitantes.

Equipes de suporte

Responsabilidade da Equipe Medição e Análise
  • Identificar os objetivos de medição a partir dos objetivos e necessidades da organização,

  • Planejar as medidas dos processos a partir dos objetivos de medição;

  • Apoiar a coleta das medidas dos processos;

  • Analisar as medidas coletadas e gerar um relatório dessa análise;

  • Reportar o relatório de análise das medidas coletadas para os interessados;

  • Planejar e executar ações corretivas para tratar problemas identificados na análise das medidas coletadas;

  • Participa das reuniões de análise crítica apresentando os indicadores de processos da organização.

  • Reporta diretamente a Diretoria nas atividades organizacionais e nas coletas de contratos.

Responsabilidade da Equipe SGO
  • Manter o Sistema de Gestão de Ocorrências;

  • Gerenciar as permissões de acesso e restrições ao SGO.

Responsabilidade da Equipe de Gerência de Configuração
  • Elaborar uma estratégia de gerência de configuração tanto no nível organizacional, quanto no nível de projeto;

  • Gerenciar as permissões de acesso e restrições ao repositório do sistema de gerência de configuração e baselines;

  • Avaliar a integridade e consistência das baselines.

  • Reporta diretamente ao Gerente de qualidade;

  • Controlam as mudanças nos itens de configuração;

  • Distribuem as baselines aos interessados.

Responsabilidade da Equipe de RH
  • Planejar recrutamento e seleção;

  • Divulgar vagas em diversos canais (sites de emprego, redes sociais, etc.);

  • Receber e analisar currículos;

  • Realizar a triagem inicial dos candidatos com base nos critérios definidos;

  • Agendar e acompanhar entrevistas com foco na análise técnica;

  • Desenvolver programas de integração para novos colaboradores;

  • Acompanhar a adaptação dos novos funcionários;

  • Proporcionar treinamentos iniciais e orientações;

  • Fornecer feedback estruturado aos candidatos registrando o resultado das entrevistas no SGO.

Responsabilidade dos Entrevistadores
  • Validar competências técnicas e perfil comportamental do candidato;

  • Registrar o resultado das entrevistas no SGO.

Área de Processos

Responsabilidade do Líder do EPG
  • Ser o ponto focal no relacionamento com as consultorias e com os profissionais da área escopo;

  • Identificar junto ao Diretor os principais objetivos de negócios e metas do contrato e acompanhá-los;

  • Acompanhar as ações planejadas e atuais nos cronogramas dos contratos vigentes, bem como o envolvimento dos principais integrantes dos contratos e o cumprimento de suas responsabilidades;

  • Dar visibilidade e informar constantemente ao Diretor sobre andamento de todas as atividades da área da Qualidade, principais riscos e desvios em curso;

  • Conduzir as análises críticas dos processos

Responsabilidade do EPG
  • Apoiar e acompanhar a utilização dos ativos de processo e melhorias na organização;

  • Identificar melhorias nos ativos de processo;

  • Apoiar a elaboração dos ativos de processos (descrições dos processos, roteiros, guias, políticas, diretrizes organizacionais e modelos);

  • Apoiar a execução de treinamentos e mentoring para a equipe dos contratos;

  • Apoiar a execução de melhorias que ainda não foram publicadas e estão sendo pilotadas nos contratos.

  • Reportar ao Líder do EPG sobre o andamento das tarefas, dificuldades e outras informações relevantes ao andamento.

Responsabilidade da Diretoria
  • Definir os rumos da área da Qualidade;

  • Definir expectativas da Basis em relação à área da Qualidade;

  • Definir os objetivos de negócios que envolvem a área da Qualidade;

  • Revisar periodicamente as atividades da área da Qualidade, visando adequá-las às expectativas do Patrocinador;

  • Acompanhar e aprovar as principais ações adotadas pelo EPG da Basis;

  • Tomar as ações corretivas cabíveis oriundas dos desvios encontrados em relação ao que foi planejado para a área da Qualidade.

Procedimento de Resolução de Conflitos

Sempre que existirem conflitos entre recursos compartilhados de Apoio, serão repassados para o Diretor de Contratos e poderão ser discutidos durante a reunião mensal de gerentes.

O mesmo procedimento deve ser adotado quando existirem problemas de comprometimento e cumprimento de prazos e metas.

Regras para comunicação

A comunicação será executada primordialmente em formato eletrônico, utilizando-se o Sistema de Gerenciamento de Ocorrências (SGO). Reuniões periódicas devem ser realizadas para garantir que os grupos saibam das suas responsabilidades e que as mesmas estão sendo exercidas. A comunicação por mensagens instantâneas entre membros da Basis se dará pela ferramenta de comunicação interna (https://chat.basis.com.br). Com os Stakeholders externos outras ferramentas como WhatsApp ou Telegram podem ser utilizadas.

Orientações para comunicação entre equipes

Objetivo

Mecanismos Sugeridos

Orientações

Obtenção de informações com cliente

  • Reunião

  • Ocorrência no SGO

Quando informações são contribuições para esclarecimentos, devem ser registradas no SGO e/ou armazenadas no Git/Alfresco.

Acompanhamento de progresso

Ocorrência no sgo

Devem ser registradas no SGO e disponibilizadas aos envolvidos no Git/Alfresco ou SGO.

Alinhamento entre equipes

  • Reunião

  • Ocorrência no SGO

Sempre que alinhamento entre equipes for necessário, deve ser registrado em ocorrência no SGO.

Aceite e aprovações de candidatos

Aceite em ocorrência no SGO (fluxos e comentários)

Aceites e aprovações de candidatos deverão ser registrados nas ocorrência no sgo.

Orientações para troca de informações confidenciais

Não é possível divulgar o conteúdo, mesmo que em parte, de qualquer informação confidencial de cliente ou da própria Basis em qualquer meio de comunicação externo da empresa.

Orientações para comunicação eletrônica

Devem ser mantidas comunicações por meio de E-mail ou SGO.

Regras para condução de reuniões

As seguintes regras devem ser observadas durante as reuniões:

  • Duração máxima: 30 minutos. Caso todos os assuntos previstos não podem ser tratados nesse tempo, deve ser feito uma pausa antes de continuar a reunião.

  • Sempre estabelecer e enviar uma pauta pré-definida antes da reunião. Existem pautas definidas no próprio processo em momentos específicos do ciclo de vida que devem ser utilizadas.

  • Facilitador: quem estiver conduzindo a reunião.

  • Documentador (ata): Responsável designado no início da reunião.

  • Registro da reunião: Deve conter o que foi discutido, participantes e data. Os responsáveis pelos planos de ação, quando aplicável, devem ser identificados e o prazo de resolução acordado e registrado no SGO.

Processos de gerência de contratos

Planejamento

Estabelecimento dos requisitos de serviços

Definição de regras de preposição

Execução

Monitoramento da execução

Acompanhamento

Faturamento

Renovação do contrato

Encerramento de contrato

Finalização do contrato