Orientação das Equipes de Trabalho
Estrutura organizacional
- Missão, Visão e Valores da Organização
-
A missão, visão e valores da organização estão definidas no site da Basis e consolidada no parágrafo abaixo:
“Ser um grupo empresarial próspero no segmento de TI e prestação de serviços em TI proporcionando sucesso aos clientes, colaboradores e acionistas, mediante uma visão inovadora, verdadeira e possível.”
- Objetivos
-
-
Proporcionar aos acionistas alta remuneração pelo investimento.
-
Ter processos aderentes ao CMMi 5 e MPS.br A
-
Direcionar a atenção à satisfação das necessidades e ao sucesso dos Clientes.
-
- Princípios
-

- Valores
-

- Organograma da Empresa
-
]
Estrutura das áreas
Gerência de Contratos
- Responsabilidades do Gerente de contrato/preposto
-
-
Planejar, riscos, métricas, gerência de configuração, plano de comunicação e recursos de hardware e software;
-
Acompanhar o andamento dos contratos com base no planejamento aprovado;
-
Registrar os problemas encontrados nos acompanhamentos;
-
Ajustar ocorrência de contratos para tratar os problemas encontrados;
-
Gerenciar as permissões de acesso e restrições ao repositório do sistema de gerência de configuração e baselines;
-
Reportar à Diretoria o andamento do contrato, dependências críticas internas e externas;
-
Comunicar ao cliente o progresso do contrato.
-
- Responsabilidades do Fiscal Técnico - Cliente
-
-
Reportar ao Requisitante o andamento da prestação de serviços;
-
Garantir o cumprimento dos acordos, por parte do requisitante;
-
Ser o canal de comunicação entre o gerente de contratos/preposto e os Requisitantes.
-
Equipes de suporte
- Responsabilidade da Equipe Medição e Análise
-
-
Identificar os objetivos de medição a partir dos objetivos e necessidades da organização,
-
Planejar as medidas dos processos a partir dos objetivos de medição;
-
Apoiar a coleta das medidas dos processos;
-
Analisar as medidas coletadas e gerar um relatório dessa análise;
-
Reportar o relatório de análise das medidas coletadas para os interessados;
-
Planejar e executar ações corretivas para tratar problemas identificados na análise das medidas coletadas;
-
Participa das reuniões de análise crítica apresentando os indicadores de processos da organização.
-
Reporta diretamente a Diretoria nas atividades organizacionais e nas coletas de contratos.
-
- Responsabilidade da Equipe SGO
-
-
Manter o Sistema de Gestão de Ocorrências;
-
Gerenciar as permissões de acesso e restrições ao SGO.
-
- Responsabilidade da Equipe de Gerência de Configuração
-
-
Elaborar uma estratégia de gerência de configuração tanto no nível organizacional, quanto no nível de projeto;
-
Gerenciar as permissões de acesso e restrições ao repositório do sistema de gerência de configuração e baselines;
-
Avaliar a integridade e consistência das baselines.
-
Reporta diretamente ao Gerente de qualidade;
-
Controlam as mudanças nos itens de configuração;
-
Distribuem as baselines aos interessados.
-
- Responsabilidade da Equipe de RH
-
-
Planejar recrutamento e seleção;
-
Divulgar vagas em diversos canais (sites de emprego, redes sociais, etc.);
-
Receber e analisar currículos;
-
Realizar a triagem inicial dos candidatos com base nos critérios definidos;
-
Agendar e acompanhar entrevistas com foco na análise técnica;
-
Desenvolver programas de integração para novos colaboradores;
-
Acompanhar a adaptação dos novos funcionários;
-
Proporcionar treinamentos iniciais e orientações;
-
Fornecer feedback estruturado aos candidatos registrando o resultado das entrevistas no SGO.
-
- Responsabilidade dos Entrevistadores
-
-
Validar competências técnicas e perfil comportamental do candidato;
-
Registrar o resultado das entrevistas no SGO.
-
Área de Processos
- Responsabilidade do Líder do EPG
-
-
Ser o ponto focal no relacionamento com as consultorias e com os profissionais da área escopo;
-
Identificar junto ao Diretor os principais objetivos de negócios e metas do contrato e acompanhá-los;
-
Acompanhar as ações planejadas e atuais nos cronogramas dos contratos vigentes, bem como o envolvimento dos principais integrantes dos contratos e o cumprimento de suas responsabilidades;
-
Dar visibilidade e informar constantemente ao Diretor sobre andamento de todas as atividades da área da Qualidade, principais riscos e desvios em curso;
-
Conduzir as análises críticas dos processos
-
- Responsabilidade do EPG
-
-
Apoiar e acompanhar a utilização dos ativos de processo e melhorias na organização;
-
Identificar melhorias nos ativos de processo;
-
Apoiar a elaboração dos ativos de processos (descrições dos processos, roteiros, guias, políticas, diretrizes organizacionais e modelos);
-
Apoiar a execução de treinamentos e mentoring para a equipe dos contratos;
-
Apoiar a execução de melhorias que ainda não foram publicadas e estão sendo pilotadas nos contratos.
-
Reportar ao Líder do EPG sobre o andamento das tarefas, dificuldades e outras informações relevantes ao andamento.
-
- Responsabilidade da Diretoria
-
-
Definir os rumos da área da Qualidade;
-
Definir expectativas da Basis em relação à área da Qualidade;
-
Definir os objetivos de negócios que envolvem a área da Qualidade;
-
Revisar periodicamente as atividades da área da Qualidade, visando adequá-las às expectativas do Patrocinador;
-
Acompanhar e aprovar as principais ações adotadas pelo EPG da Basis;
-
Tomar as ações corretivas cabíveis oriundas dos desvios encontrados em relação ao que foi planejado para a área da Qualidade.
-
Procedimento de Resolução de Conflitos
Sempre que existirem conflitos entre recursos compartilhados de Apoio, serão repassados para o Diretor de Contratos e poderão ser discutidos durante a reunião mensal de gerentes.
O mesmo procedimento deve ser adotado quando existirem problemas de comprometimento e cumprimento de prazos e metas.
Regras para comunicação
A comunicação será executada primordialmente em formato eletrônico, utilizando-se o Sistema de Gerenciamento de Ocorrências (SGO). Reuniões periódicas devem ser realizadas para garantir que os grupos saibam das suas responsabilidades e que as mesmas estão sendo exercidas. A comunicação por mensagens instantâneas entre membros da Basis se dará pela ferramenta de comunicação interna (https://chat.basis.com.br). Com os Stakeholders externos outras ferramentas como WhatsApp ou Telegram podem ser utilizadas.
- Orientações para comunicação entre equipes
Objetivo |
Mecanismos Sugeridos |
Orientações |
Obtenção de informações com cliente |
|
Quando informações são contribuições para esclarecimentos, devem ser registradas no SGO e/ou armazenadas no Git/Alfresco. |
Acompanhamento de progresso |
Ocorrência no sgo |
Devem ser registradas no SGO e disponibilizadas aos envolvidos no Git/Alfresco ou SGO. |
Alinhamento entre equipes |
|
Sempre que alinhamento entre equipes for necessário, deve ser registrado em ocorrência no SGO. |
Aceite e aprovações de candidatos |
Aceite em ocorrência no SGO (fluxos e comentários) |
Aceites e aprovações de candidatos deverão ser registrados nas ocorrência no sgo. |
- Orientações para troca de informações confidenciais
-
Não é possível divulgar o conteúdo, mesmo que em parte, de qualquer informação confidencial de cliente ou da própria Basis em qualquer meio de comunicação externo da empresa.
- Orientações para comunicação eletrônica
-
Devem ser mantidas comunicações por meio de E-mail ou SGO.
- Regras para condução de reuniões
-
As seguintes regras devem ser observadas durante as reuniões:
-
Duração máxima: 30 minutos. Caso todos os assuntos previstos não podem ser tratados nesse tempo, deve ser feito uma pausa antes de continuar a reunião.
-
Sempre estabelecer e enviar uma pauta pré-definida antes da reunião. Existem pautas definidas no próprio processo em momentos específicos do ciclo de vida que devem ser utilizadas.
-
Facilitador: quem estiver conduzindo a reunião.
-
Documentador (ata): Responsável designado no início da reunião.
-
Registro da reunião: Deve conter o que foi discutido, participantes e data. Os responsáveis pelos planos de ação, quando aplicável, devem ser identificados e o prazo de resolução acordado e registrado no SGO.
-